Carros Ferroviários

Carro Pullman Standard

Construidos na década de 50, fabricados pela The Pullman Standard Car Manufacturing Company - Chicago, Illinois, Estados Unidos da América do Norte. O Carro Pullman Standard da Companhia Paulista, de Primeira e Segunda Classes. Como a CP adquiriu muitos carros como este e poucos carros das classes Pullman e Restaurante, a imagem que você vê é a que mais comumente terminou sendo associada aos carros de passageiros da Companhia Paulista: os Pullman-Standard foram os últimos carros de passageiros por ela adquiridos, e aqueles que mais continuaram sendo utilizados nas linhas remanescentes da CP na Fepasa até a extinção do serviço de passageiros, quando da privatização desta estatal ferroviária paulista em dezembro de 1998. Juntamente com os Budds série 500 (ex-EFS) e série 800 (ex-EFA), os Pullman Standard como os que vemos ao lado, também se transformaram em sinônimo imagético do serviço de transporte de passageiros na Fepasa.

 

Carro Reservado Nº 19

Construído na Inglaterra em 1928 pela São Paulo Railway e veio para atender a deslocamentos de vistoria ou de autoridades pela via, servindo também a famílias de ferroviários ou não, que habitavam municípios cortados pela São Paulo Railway, onde prestava serviços como velório e translado do falecido, seus familiares e conhecidos até a estação mais próxima para sepultamento. Este carro foi usado na década de 20 no translado do corpo de “ Alcântara Machado”

 

Carro de passageiros 1ª Classe SPR/EFSJ Nº P-112

Construído pela São Paulo Railway em 1914, fazendo o antigo trecho Santos a Jundiaí, com capacidade de 56 passageiros, com bancos estofados, lustres de bronze e banheiro. Sendo reconstruído pela Estrada de ferro Santos Jundiaí em 1958/59 e restaurado pela ABPF Regional São Paulo em 2000. Atualmente em operação no Trem Histórico Cultural do Museu Ferroviário de Paranapiacaba, juntamente com a Locomotiva SPR-10.

 

Carro de passageiros 2ª Classe Nº 288

Feito de madeira, ex-SPR, ex-Santos a Jundiaí, construído em 1900 na Inglaterra por The Birminghanry. Car & Wag. Cº, reconstruído em 1945, reformado em 1979 e novamente reconstruído em 1998 no Memorial do Imigrante, onde encontra-se exposto e em funcionamento.

 

Carro de passageiros Nº P-111

Construído na Inglaterra em 1914, pela Birmingham RY Car Wagon, para o transporte de passageiros na 1ª Classe, com bancos estofados, pertenceu à SPR. No aguardo de restauro.

 

Carro de passageiros Nº 289

Construído na Inglaterra em 1900 por Birminghan RY Car Wagon, destinado ao transporte de passageiros na 2ª Classe, com bancos em madeira, pertenceu à SPR. No aguardo de restauro.

 

Carro de passageiros Nº 451

Série NZR construído na Inglaterra em 1908 pela Metropolitan RY Car Wagon, para o transporte de passageiros na 2ª Classe, com bancos em madeira, pertenceu à SPR. No aguardo de restauro.

 

Carro Buffet Pullman SPR/EFSJ Nº 37

Construído pela São Paulo Railway em 1922, era utilizado em ocasiões especiais. Possui mobília em vime com capacidade para 20 lugares. Sob guarda da Rede Ferroviára Federal - RFFSA.

 

Carro Presidencial SPR/EFSJ Nº 01

Construído pela São Paulo Railway em 1909, era utilizado em presença solene como Presidente da República e Presidente de Cia. Ferroviária em inaugurações de novas estradas de ferro. Possui capacidade para 16 lugares com sofás, poltronas estofadas e vidros bisotado em cristais. Sob guarda da Rede Ferroviára Federal - RFFSA.

 

Carro Administrativo SPR/EFSJ Nº 07

Construído pela São Paulo Railway em 1913, foi utilizado para inspeção solene dos antigos administradores da companhia, com capacidade de 23 lugares, possui poltronas estofadas e sala de jantar. Sob guarda da Rede Ferroviára Federal - RFFSA.

 

Carro de Bagagens Nº B-1032

Feito de madeira, da antiga São Paulo Railway (depois Santos a Jundiaí), prefixo B-1032, foi construído em 1914, na Inglaterra, e reconstruído em 1931 e 1945. Após sua transformação para bitola métrica (1000 mm) em 1950, acabou transferido para a Viação Férrea Paraná - Santa Catarina. Retornando para a RFFSA SR-4 em 1979, foi novamente reformado e recebe a bitola de 1600mm. Em 1998 foi reconstruído no Memorial do Imigrante.

 

Carro de Passageiros e Carro de Bagagem Nº 1

Construído na Inglaterra em 1870, tem apenas dois eixos (quatro rodas), chassi e estrutura em madeira. Sendo o carro de passageiros nº 1 da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, posteriormente guardado por vários anos nas Oficinas de Rio Claro e atualmente encontra-se exposto no pátio da ABPF Regional São Paulo. No aguardo de restauro.

 

Carro Bagagem e Correio Nº 1081

Construído na Inglaterra em 1896 pela Metropolitan Amalgd RY Car Wagon, possui chassis metálico, estrutura em madeira, capacidade de carga útil de 8.000 quilos, pertenceu à São Paulo Railway. A partir de 1978 passou a ser utilizado como Carro de Socorro pela RFFSA. No aguardo de restauro.

 

 

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